Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Nesta terça-feira, o ambulatório do Hospital Regional Centro, em Santa Maria, abriu as portas pela segunda vez. O local, que inicialmente atende apenas pessoas com doenças crônicas, recebeu três pacientes. Pela manhã, dois pacientes de Santiago, encaminhados via 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), tiveram o primeiro contato com a equipe multiprofissional do complexo. Pela tarde, um paciente de Faxinal do Soturno foi atendido.
Após morte de menino por gripe, Hospital de Tupanciretã suspende visitas
A expectativa de se atender, pelo menos, 10 pessoas por dia na primeira semana de atividade não deve se confirmar. Ontem, na abertura do complexo, também foram feitos apenas três atendimentos. De acordo com a administração do Hospital Regional, nessa primeira semana de atendimento clínico no ambulatório, apenas 13 pacientes têm consulta agendada com os médicos, conforme cronograma inicial e encaminhamentos já realizados até o momento.
A justificativa para o baixo número de atendimentos acaba esbarrando em várias questões. Uma delas é a adaptação ao novo sistema online de regulação ambulatorial, que ainda não foi implementado. Hoje, os agendamentos são todos manuais,
O atendimento de 13 pacientes está marcado para esta semana:
- Segunda - Um paciente de Júlio de Castilhos e dois de Nova Esperança do Sul
- Terça - Dois pacientes de Santiago e um de Faxinal do Soturno
- Quarta - Dois pacientes de São Sepé e um de Agudo
- Quinta-feira - Um paciente de São Francisco de Assis e dois de São Vicente do Sul
- Sexta-feira - Um paciente de Santa Maria